quinta-feira, setembro 25, 2008

Saiba tudo sobre o Chopp

Saiba tudo sobre o Chopp

Há aproximadamente 5400 anos, os egípcios já produziam o chopp.
Nessa mesma época, o chopp era utilizado como moeda para pagar os trabalhadores e também como produto de beleza para as mulheres, que acreditavam em seus poderes de rejuvenecimento.
Na idade média, o chopp passou a ser produzido nos mosteiros, sendo os monges católicos que deram a ele o aroma e sabor que conhecemos hoje.
Em Pilsen, cidade da República Tcheca, no ano de 1839, os cervejeiros descobriram a baixa fermentação, que resultou um chopp de cor clara, sabor suave e uma maior duração para o consumo.


O Chopp no Brasil

A primeira notícia sobre a comercialização de chopp no país é um anúncio publicado no Jornal do Commercio, no Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1836, da Cerveja Brazileira, melhor conhecida pelo apelido de Cerveja Barbante, uma vez que o seu rudimentar processo de fabricação gerava grande quantidade de gás carbônico na bebida. O barbante servia, dessa forma, para impedir que a rolha da garrafa saltasse.
Em 1888 o suíço Joseph Villiger fundou a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, lançando comercialmente a marca Brahma, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As antigas instalações da empresa hoje são parte do complexo onde está instalado o Shopping Total, na mesma cidade.


Matérias primas

As matérias primas essenciais para fabricação do chopp são:

• ÁGUA, é o principal componente em quantidade e sendo de baixa salinidade, confere maior qualidade ao chopp;
• MALTE, é obtido da germinação do grão da cevada, que é especialmente selecionada para produção do chopp;
• LÚPULO, é uma planta, importada da Europa e EUA, cujas flores possuem resinas amargas e óleos essenciais que caracterizam o sabor do chopp;
• FERMENTO, é o micro organismo ou levedura, diferente em cada cervejaria, que transforma o amido do malte em álcool, na fermentação do chopp


Perguntas e respostas sobre o Chopp

- De onde vem a palavra "chopp"?
Chopp vem do alemão "Schopp", uma medida de volume. Equivalente a 300ml, com o tempo a palavra virou sinônimo de bebida.

- Quanto mais gelado melhor o chopp?
O chopp a 0°C tira a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e sabor.

- Então, qual a temperatura ideal?
O ideal é que o chopp saia da máquina com temperatura entre 0 e 2º C, para que chegue à mesa com 3 ou 4º C e seja consumido entre 6 e 8º C.

- Como tirar um bom chopp?
Primeiro aproxima-se o copo levemente inclinado a 2 cm de distância da torneira. Quando o líquido chega ao meio, o copo deve voltar à posição vertical. Finalmente, com o copo quase cheio, gira-se a torneira para uma posição que só permite a passagem da espuma. Qualquer um aprende depois de três tentativas. O bom tirador é aquele que faz isso centenas de vezes numa noite e com rapidez.

- Chopp estraga?
Sim. A bebida oxida muito facilmente. Um barril tem prazo de validade de 10 dias. Por isso é bom freqüentar bares onde o chopp tem mais saída. Bar vazio significa chopp velho.

- Qual a diferença entre chopp e cerveja?
Apesar de que os ingredientes sejam os mesmos, a cerveja recebe mais uma pasteurização. A cerveja é engarrafada quente e posteriormente a temperatura é abaixada rapidamente, resultando assim numa vida útil maior. Isso também resulta numa diferença de sabor.

- Chopp é mais leve que cerveja?
Não. Por ser mais fresco, a pessoa tem a impressão de que o chopp é mais leve. Mas a fórmula é a mesma.
Quantos quilos de cevada são precisos para se fazer 1 litro de cerveja?
São necessários 40 gramas de cevada para cada litro. Isso equivale, mais ou menos, a 12 pés de cevada.

- O que é a cerveja gourmet?
É a que segue os padrões de qualidade estabelecidos por uma lei alemã de pureza, datada de 1516, que determina que apenas ingredientes de primeira linha podem ser usados em sua fabricação. O termo serve também para designar um chopp tirado de dois barris. Um só com a bebida, outro só com a espuma, que é mais cremosa.

- Qual o tamanho ideal do colarinho?
Mais ou menos 3 cm de espuma (dois dedos é a unidade natural).

- Por que se deve beber com colarinho (ou não)?
A espuma do colarinho mantém a gaseificação da bebida. Funciona também como uma barreira que protege do contato com o oxigênio, que faz o chopp amargar (oxidação). A espuma, que consiste quase que na totalidade de gás carbônico, isola a superfície da bebida do ambiente. Isso até ajuda um pouco (bem pouco) a preservar a temperatura do chopp.
Dependendo do gosto do bebedor, o colarinho deve estar entre 2 e 3 dedos. O colarinho influencia na textura da bebida e em seu gosto. Colarinhos maiores tendem a dar uma textura mais cremosa e um gosto menos amargo. Colarinhos menores ou ausentes dão uma textura mais líquida e um gosto mais amargo. Neste caso, a bebida deve ser consumida mais rapidamente.

- O chopp dá barriga?
Sim e não. Depende. Um copo de 300ml de chopp tem entre 100 e 120 calorias, o mesmo que um suco de laranja. Do conhecimento do jenheta, ninguém bebe 20 sucos na mesma noite.
Por outro lado, chopp dá barriga a homens, uma vez que as mulheres tendem a armazenar o excesso de gordura em outras áreas como quadris e nádegas. Também existe o hábito de beber o chopp com consumíveis calóricos baseados em carbohidratos, como batatas, mandioca e polenta fritas. Apesar de estudos científicos mostrarem que carbohidratos protegem o fígado do álcool, isso não é necessário para bebidas como a cerveja ou o chopp, já que eles já contém esses compostos. Entretanto, vão bem com a bebida.

- Qual a diferença do chopp claro para o escuro?
Cada marca tem sua receita. De modo geral, o chopp escuro tem malte torrado ou leva adição de caramelo. Em alguns casos, além da cor, ele pode ser um pouco mais amargo.

- O que é e para que serve a serpentina?
É um tubo que sai do barril e que leva o chopp até a torneira. Ela é envolta em gelo, tipicamente obtido pelo resfriamento da água por compressores à gás ou simplesmente adicionado. A serpentina pode ter parte do trajeto na forma de ziguezague (no caso, a definição do que é uma serpentina), maximizando assim a troca de calor do líquido com o gelo. É nesse trajeto que o chopp gela.

- Como se deve lavar um copo de chopp?
Vidros e cerâmicas vitrificadas ficam geralmente bem lavados com sabões neutros (sabão de coco, do marronzinho) ou mesmo mais alcalinos (sabões de coco de baixa qualidade, os branquinhos). O que é importante mesmo é não deixar gordura no copo, pois ela atrapalha a formação de espuma. Como uma louça bem lavada, recomenda-se deixar secar naturalmente ou mesmo numa secadora de louça. Na hora de servir, molhar o copo ajuda a formar o colarinho.

- Então é em copos ou em tulipas que se bebe chopp?
Apesar da tulipa ser a forma mais usual de beber-se chopp, talvez existam outras tão adequadas como ou mais. Outra invenção importante da humanidade, além da serpentina e do congelador, foi a da cerâmica esmaltada. Por um lado, diversas cerâmicas são más condutoras de calor, auxiliando assim na preservação da temperatura do líquido. Por outro lado, o processo de esmaltagem (deposição de uma fina camada líquida composta de partículas de óxido de silício e posterior vitrificação) conferiria ao recipiente portador do líquido uma sensação aos lábios similar àquela das tulipas. A porcelana deve ser também compacta e de excelente qualidade, evitando assim poros na estrutura da camada vítrea, os quais facilitam o processo de oxidação.
Recomendaríamos, portanto, um teste a esse respeito. Os alemães, afinal, não reclamam de beber em canecas. Obviamente, as tulipas ocupam menos espaço e talvez assim tenham se popularizado mais.

- Em que temperatura o chopp congela?
Por volta de -2,5º C.

- Tomar chopp de canudinho dá mais onda?
O canudo em si não tem efeito algum. Só que acaba-se bebendo mais rápido e consumindo mais, o que aumenta o efeito.

- A qualidade da água influi no chopp?
Sim e não. As fábricas possuem tecnologia para tratar qualquer água e deixá-la no ponto certo, com pH adequado e quantidades balanceadas de minerais.
Por outro lado, sim. Invariavelmente cervejarias que utilizam água da montanha ou de fontes naturais com água de excelente qualidade nos fornecem cervejas de melhor qualidade. É gritante a diferença de sabor da cerveja de marca A feita em Ribeirão Preto ou em qualquer outro ponto de São Paulo.

- Congelar o copo antes de beber chopp é bom?
Aumenta a sensação de que a bebida está gelada. Mas, na prática, a diferença que um copo gelado dá é de cerca de meio grau a menos do que com o copo à temperatura ambiente. Quase nada.

- Quais os tipos mais estranhos de cerveja que existem?
Há cevejas aromatizadas com tabaco, com gosto de chocolate e até de pimenta.
Stout, Ale, Bitter, Smoked, são tipos diferentes de cerveja. A Stout é feito no mesmo estilo da Guiness. A Bitter é mais amarga, é mais comum na Inglaterra. A Ale é de alta fermentação, muitas vezes com teor alcoólico mais alto. A Smoked tem parte do malte defumado.

Qual o teor alcoólico do chopp?
A graduação varia entre 4,5 GL e 5 GL. O vinho tem 8 GL, o licor 22GL e destilados, como a vodca e o uísque, 42 GL. O absinto (ilegal no Brasil) chega a 61 GL.

- O que é GL?
GL é a abreviatura de Gay-Lussac, unidade de teor alcoólico. O nome é uma homenagem ao cientista Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850), famoso por seus estudos dos gases.

- O que tem mais gás: chopp, cerveja ou refrigerante?
O chopp tem a mesma quantidade de gás que a cerveja. Ambos têm menos gás que o refrigerante.

Qual o país onde mais se bebe chopp?
Na Alemanha.

- Quantos mililitros são “roubados” num copo com três dedos de espuma?
Nenhum. Os copos costumam ter 330 ml e são servidos com 300 ml de líquido e o resto de espuma. No exterior, é comum haver copos com a marca de 300 ml estampada. No Brasil, é preciso confiar no olho do tirador.

- Qual é o copo ideal para uma boa degustação?
Tem de ser fino. De preferência de cristal. O contato da boca com um copo mais fino e mais gelado é mais prazeroso. Também é aconselhável o uso de copos longos, com fundo mais estreito que a boca, para facilitar a formação do colarinho.

- Qual a melhor cevada do Brasil?
É a cultivada no cerrado, na região do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. As hastes têm 6 fileiras e os grãos tem qualidade comparável aos da Europa e superiores aos do Sul Sul, há mais plantações (100 mil hectares contra apenas 7 mil da região central), mas as hastes só dão duas fileiras de grãos e a colheita às vezes é prejudicada pelas chuvas.
Fonte: Boteco Do Chopp / Wikipédia / SP Chopp

Um comentário:

Cervejaria Kremer disse...

Matéria muito interessante! Parabéns!
Aproveito e indico o site da cervejaria Kremer! O Chopp é uma delícia.. feito com a mais pura água da serra de Morungaba, ingredientes selecionados e sem falar no mestre cervejeiro que já trabalhou em grandes companhias... querem conhecer mais? www.choppkremer.com.br