Você sabia que na Itália, a Gruta Azul (Grotta Azzurra) possui passagens subterrâneas secretas que ligam-na à catacumbas romanas no interior da Ilha de Capri?
Escavada na rocha pelo mar, a Gruta Azul é conhecida desde o Império Romano.
O visitante desce do alto do penhasco por uma escada de madeira. No final dos degraus, segue pela água. Dentro da gruta, um imenso salão esculpido. É pela abertura submersa na parede de rocha que a luz solar entra na caverna, iluminada de baixo para cima. É exatamente a 'filtragem' da claridade solar pelo azul do mar que batiza a gruta, e que lhe confere um tom resplandecente.Do outro lado do golfo de Nápoles, na ponta noroeste de Capri, encontra-se esta gruta parcialmente submersa que já foi usada por imperadores romanos como um lago para banhos particular.
O fundo em calcário, e um jogo natural de luzes numa outra abertura (completamente submersa) forma um efeito de iluminação suigênere, do fundo para a superfície, maravilhando o visitante com um azul intenso e fluorescente.
A Ilha de Capri
Com cerca de seis quilômetros de comprimento por três de largura, a Ilha de Capri fica no golfo de Nápoles, a cinco quilômetros da costa italiana.
Situada em frente a Península Sorrentina e é famosa pela sua beleza desde os tempos do Império Romano.
A sua costa é repleta de inúmeras grutas escondidas nos recifes que foram utilizadas na época romana como ninho das suntuosas mansões que foram construídas durante o Império. A gruta mais famosa é sem duvida a Gruta Azul, onde os mágicos efeitos luminosos foram descritos por muitos escritores e poetas.Característicos de Capri são os famosos “Faraglioni”, pequenas ilhas rochosas a poucos metros da margem que criam um espetacular efeito cenográfico e paisagístico.
Fontes: UOL / Blog Bela Vida
quinta-feira, setembro 18, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito bonito, porém a primeira foto é da Gruta Azul não é a de Capri, e sim de Valletta em Malta!
Postar um comentário