Lagarto-dragão-australiano
O lagarto-dragão-australiano (Chlamydosaurus kingii) é uma famosa espécie de lagarto da família Agamidae que habita os desertos da Austrália. Esta espécie é famosa pela sua extenção de pele suportada por estruturas de cartilagem saindo da parte de traz da cabeça, que o lagarto pode abrir para parecer maior e assustar seus predadores. Alguns acreditam que a estrutura também ajuda o lagarto a regular a temperatura de seu corpo.
Este animal é também conhecido por lagarto-barbudo devido à bolsa expansível rodeada por uma fila de escamas espinhosas que possui na garganta, fazendo lembrar uma “barba”.

Medem 30 a 60 cm de comprimento. A pele tem cor bege, amarelada ou vermelho-acastanhada e apresenta tubérculos e inúmeras escamas espinhosas (principalmente na cabeça, na garganta e nos flancos). Nos machos, a cabeça é mais volumosa e a “barba” é mais desenvolvida do que nas fêmeas.Têm hábitos diurnos, mas refugiam-se sob as rochas nos períodos de maior calor.


Alimentam-se de insectos, matéria vegetal e, ocasionalmente, pequenos roedores ou lagartos. São oportunistas alimentares, isto é, a sua dieta varia com a disponibilidade local e sazonal de alimento. Esta grande flexibilidade alimentar é concordante com as características do seu habitat inóspito.
Encontram-se no Leste e Centro da Austrália. Vivem em zonas áridas rochosas e com vegetação escassa, nos desertos e pradarias, mas também pode ser encontrados em algumas florestas. 
Esta espécie não se encontra globalmente ameaçada (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). A exportação de animais selvagens é estritamente proibida pelas leis australianas. É um animal de companhia muito popularizado, atualmente. Pensa-se que os animais atualmente criados em cativeiro, para este efeito, sejam descendentes de indivíduos exportados ilegalmente da Austrália entre 1974 e 1990. Fontes: Wikipédia / Zoo Lisboa















Nenhum comentário:
Postar um comentário