Lagarto-dragão-australiano
O lagarto-dragão-australiano (Chlamydosaurus kingii) é uma famosa espécie de lagarto da família Agamidae que habita os desertos da Austrália.
Esta espécie é famosa pela sua extenção de pele suportada por estruturas de cartilagem saindo da parte de traz da cabeça, que o lagarto pode abrir para parecer maior e assustar seus predadores. Alguns acreditam que a estrutura também ajuda o lagarto a regular a temperatura de seu corpo.
Este animal é também conhecido por lagarto-barbudo devido à bolsa expansível rodeada por uma fila de escamas espinhosas que possui na garganta, fazendo lembrar uma “barba”.Medem 30 a 60 cm de comprimento. A pele tem cor bege, amarelada ou vermelho-acastanhada e apresenta tubérculos e inúmeras escamas espinhosas (principalmente na cabeça, na garganta e nos flancos). Nos machos, a cabeça é mais volumosa e a “barba” é mais desenvolvida do que nas fêmeas.
Têm hábitos diurnos, mas refugiam-se sob as rochas nos períodos de maior calor.Exibem comportamentos típicos destinados à comunicação intra-específica (por exemplo, demarcação de território, intimidação de rivais ou de predadores, rituais de acasalamento), tais como: encherem a bolsa de ar, abrindo a boca (sendo este comportamento usado como uma forma de intimidação ou no ritual de acasalamento) e, simultaneamente, abanando a cabeça na vertical (sendo este um comportamento de dominância de machos sobre machos subordinados ou sobre fêmeas com as quais pretendam acasalar).Apesar de quadrúpedes, esses lagartos podem correr sobre duas patas e apoiam-se apenas sobre as patas posteriores. Comportamento este, que tem como função, o reconhecimento específico ou mostrar submissão.
Alimentam-se de insectos, matéria vegetal e, ocasionalmente, pequenos roedores ou lagartos. São oportunistas alimentares, isto é, a sua dieta varia com a disponibilidade local e sazonal de alimento. Esta grande flexibilidade alimentar é concordante com as características do seu habitat inóspito.Encontram-se no Leste e Centro da Austrália. Vivem em zonas áridas rochosas e com vegetação escassa, nos desertos e pradarias, mas também pode ser encontrados em algumas florestas.
É uma espécie ovípara. A época de acasalamento decorre de Setembro a Março (meses que coincidem com a Primavera e o Verão, na Austrália). A postura de 13 a 24 ovos, normalmente, é depositada num buraco escavado pela própria fêmea. Esta pode realizar várias posturas anuais e, uma vez que consegue armazenar sémen, pode realizar várias posturas a partir de um único acasalamento. Em cativeiro, o período de incubação é de 55 a 75 dias. Atingem a maturidade sexual com um ou dois anos de idade.Esta espécie não se encontra globalmente ameaçada (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). A exportação de animais selvagens é estritamente proibida pelas leis australianas. É um animal de companhia muito popularizado, atualmente. Pensa-se que os animais atualmente criados em cativeiro, para este efeito, sejam descendentes de indivíduos exportados ilegalmente da Austrália entre 1974 e 1990.
Fontes: Wikipédia / Zoo Lisboa
quinta-feira, agosto 21, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário