quinta-feira, agosto 14, 2008

Os eclipses de 2008

Os eclipses de 2008

Um eclipse é quando um corpo celeste se sobrepõe a outro formando um cone de sombra que no caso risca a superfície terrestre formando uma zona de ocultação. Visto da terra, existem vários tipos de eclipse e o mais comum são os lunares que podem ser parciais ou totais.


Eclipse solar

O Eclipse solar de 1º de agosto de 2008 foi um eclipse total do Sol no qual pode ser visto apenas no norte do planeta, mais precisamente no norte do Canadá, Groenlândia, Cazaquistão, Mongólia e China.
Um eclipse solar assim chamado, é um raríssimo fenômeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta o cone de sombra risca a superfície do nosso Planeta.Por ser raro, esse é um dos fenomenos celestes que mais tem contribuído para o conhecimento humano.


Eclipse lunar

Na noite de 20 de fevereiro deste ano, tivemos o primeiro eclipse lunar do ano, sendo ele um eclipse total.
Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra totalmente ou parcialmente o cone de sombra projetado pela Terra, em geral sendo visível a olho nú. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos.
Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse.A Lua não desaparece completamente na sombra da Terra mesmo durante um eclipse total, podendo assumir uma coloração avermelhada ou alaranjada. Isto é conseqüência da refração e da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra que desvia apenas certos comprimentos de onda para dentro da região da umbra.


Acompanhe o próximo Eclipse

O próximo eclipse lunar será parcial e ocorrerá no próximo sábado, dia 16 de agosto de 2008, sendo este o último do ano. Será no início da noite, logo após o pôr-do-sol. Se apenas parte da Lua entra na sombra, o eclipse é chamado então de eclipse parcial.Em 2009, o primeiro eclipse acontecerá no dia 9 de fevereiro.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: