Você sabia que o bombardeiro B-2 Spirit é uma das máquinas de guerra aéreas mais caras do mundo?
O custo unitário do bombardeiro B-2 Spirit gira em torno de 2 bilhões de dólares.
B-2 Spirit ou Stealth B-2 é um bombardeiro projetado secretamente na área 51 pelas empresas Northrop Grumman, General Electric e Boeing usando um conceito antigo sobre "asas voadoras" e uma inovadora técnica de desenho por computador de "asa unida em W".O bombardeiro recebeu o nome de Northrop-Grumman B-2 Spirit, embora seja mais conhecido como B-2 Spirit ou Stealth B-2 (stealth do inglês "escondido", "furtivo"), uma vez que é um avião invisível ao radar. Outra qualidade admirável é que embora extremamente fino o avião consegue carregar toneladas de mísseis e bombas, inclusive ogivas nucleares.Dados técnicos
- Tipo: bombardeiro estratégico "stealth".
- Velocidade máxima: 764 Km/h
- Dimensões: envergadura= 52,40 metros
- Comprimento: 21 metros
- Altura: 5,20 metros
- Peso: 45.360 kg (vazio) / 181.437 kg (peso máximo para decolagem).
- Motores: 04 turbofans General Eletric F-118-GE-110, com 8.620 kg de empuxo cada um.
- Armamento: 22.680 kg de bombas convencionais ou bombas termonucleares.
Os aviões Stealth
Aeronaves Stealth são aquelas que possuem um RCS baixíssimo. Tal aeronave é capaz de fazer essa proeza refletindo Ondas eletromagnéticas ou as absorvendo. O Stealth não quer dizer necessariamente que a aeronave não será mais detectada pelo radar. As aeronaves continuam sendo detectadas, mas agora com o RCS muito baixo.Dependendo do poder do radar, as aeronaves stealth seriam detectadas, mas seriam confundidas com pequenos animais voadores que apresentam um RCS (Radar Cross Section) de uma águia por exemplo. Em conjunto de táticas de vôo, com a capacidade furtiva das aeronaves, um piloto de um avião Stealth é virtualmente invisivel.Para fazer o RCS de um avião ser baixo, na década de 70 a agência de espionagem CIA encomendou uma areonave que pudesse voar nas grandes altitudes a altíssimas velocidades. Seu projeto se desenvolveu no SR-71 Blackbird.
O SR-71 Blackbird conseguia diminuir o seu RCS pelo fato de que possuir muitos angulos curvos. Ângulos curvos conseguem dispersar as ondas eletromagnéticas, assim diminuindo seu RCS. Logo se descobriram novas tecnologias para incrementar, como a invenção do RAM.
Infelizmente as aeronaves B-2 Spirit e F-117 Nighthawk possuem muitos angulos curvos, o que prejudica em muito a sua estabilidade em vôo. A solucão encontrada foi desenvolver softwares (e usar o Fly-by-wire), para o computador de bordo do avião conseguir se estabilizar durante o vôo.Radar Absorbent Material (Material de aborção de Radar), o RAM, se trata de uma tinta, que ao se passar sobre o avião, reagiria absorvendo algumas ondas eletromagnéticas e impedindo sua deflecção. As ondas de radar seriam induzidas pelo campo magnético desse material para a conversão de energia em calor.
Aparentemente essa tecnologia norte-americana não é muito eficaz e muito cara na sua utilização.Os aviões grandes produzem, por princípio os ecos de radar mais importantes. Mas a forma é igualmente determinante.
O Lockheed F-117 é constituido de uma série de pequenas superficies facetadas. O radar funciona emitindo ondas eletromagnéticas o que "ecoa" nos aviões e retorna com dados sobre o tamanho, distância e a velocidade, permitindo se saber de qual aeronave se trata (semelhante ao sonar dos submarinos), graças ao seu design.
Podemos dizer que o B-2 é o mais eficiente e moderno bombardeiro do mundo.
Enquanto os F-117 podem destruir apenas 2 alvos por missão, o B-2 é capaz de destruir 17 deles.
Fonte: Wikipédia
segunda-feira, agosto 11, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário