Você sabia que o bombardeiro B-2 Spirit é uma das máquinas de guerra aéreas mais caras do mundo?
O custo unitário do bombardeiro B-2 Spirit gira em torno de 2 bilhões de dólares.B-2 Spirit ou Stealth B-2 é um bombardeiro projetado secretamente na área 51 pelas empresas Northrop Grumman, General Electric e Boeing usando um conceito antigo sobre "asas voadoras" e uma inovadora técnica de desenho por computador de "asa unida em W".
O bombardeiro recebeu o nome de Northrop-Grumman B-2 Spirit, embora seja mais conhecido como B-2 Spirit ou Stealth B-2 (stealth do inglês "escondido", "furtivo"), uma vez que é um avião invisível ao radar. Outra qualidade admirável é que embora extremamente fino o avião consegue carregar toneladas de mísseis e bombas, inclusive ogivas nucleares.
Dados técnicos- Tipo: bombardeiro estratégico "stealth".
- Velocidade máxima: 764 Km/h
- Dimensões: envergadura= 52,40 metros
- Comprimento: 21 metros
- Altura: 5,20 metros
- Peso: 45.360 kg (vazio) / 181.437 kg (peso máximo para decolagem).
- Motores: 04 turbofans General Eletric F-118-GE-110, com 8.620 kg de empuxo cada um.
- Armamento: 22.680 kg de bombas convencionais ou bombas termonucleares.
Os aviões Stealth
Aeronaves Stealth são aquelas que possuem um RCS baixíssimo. Tal aeronave é capaz de fazer essa proeza refletindo Ondas eletromagnéticas ou as absorvendo. O Stealth não quer dizer necessariamente que a aeronave não será mais detectada pelo radar. As aeronaves continuam sendo detectadas, mas agora com o RCS muito baixo.
Para fazer o RCS de um avião ser baixo, na década de 70 a agência de espionagem CIA encomendou uma areonave que pudesse voar nas grandes altitudes a altíssimas velocidades. Seu projeto se desenvolveu no SR-71 Blackbird.
O SR-71 Blackbird conseguia diminuir o seu RCS pelo fato de que possuir muitos angulos curvos. Ângulos curvos conseguem dispersar as ondas eletromagnéticas, assim diminuindo seu RCS. Logo se descobriram novas tecnologias para incrementar, como a invenção do RAM.Infelizmente as aeronaves B-2 Spirit e F-117 Nighthawk possuem muitos angulos curvos, o que prejudica em muito a sua estabilidade em vôo. A solucão encontrada foi desenvolver softwares (e usar o Fly-by-wire), para o computador de bordo do avião conseguir se estabilizar durante o vôo.

Radar Absorbent Material (Material de aborção de Radar), o RAM, se trata de uma tinta, que ao se passar sobre o avião, reagiria absorvendo algumas ondas eletromagnéticas e impedindo sua deflecção. As ondas de radar seriam induzidas pelo campo magnético desse material para a conversão de energia em calor.Aparentemente essa tecnologia norte-americana não é muito eficaz e muito cara na sua utilização.
Os aviões grandes produzem, por princípio os ecos de radar mais importantes. Mas a forma é igualmente determinante.
O Lockheed F-117 é constituido de uma série de pequenas superficies facetadas. O radar funciona emitindo ondas eletromagnéticas o que "ecoa" nos aviões e retorna com dados sobre o tamanho, distância e a velocidade, permitindo se saber de qual aeronave se trata (semelhante ao sonar dos submarinos), graças ao seu design.Podemos dizer que o B-2 é o mais eficiente e moderno bombardeiro do mundo.
Enquanto os F-117 podem destruir apenas 2 alvos por missão, o B-2 é capaz de destruir 17 deles.
Fonte: Wikipédia















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