Você sabia que o USS Enterprise (CVN-65) é o maior barco militar em operação no mundo?
Com os seus 342,3 metros, o USS Enterprise (CVN-65) foi também o primeiro porta-aviões nuclear a fazer parte da frota da Marinha dos Estados Unidos da América, e ainda o primeiro a ser construido no mundo com este tipo de propulsão.
O porta-aviões, lançado em 24 de setembro de 1960, é movido por oito reatores nucleares A2W, foi o primeiro porta-aviões nuclear, e custou na época US$ 451.300.000. Era a administração Kennedy, e o secretário de Defesa, James Forrestal, duvidava publicamente da utilidade do navio.
Mas o Enterprise provou que, com propulsão nuclear, havia muito mais espaço para estocar combustível de aviação para suas 90 aeronaves, além de munição e mantimentos para os cerca de 5000 tripulantes, dividos entre a tripulação do navio e o corpo aéreo. Logicamente, continua a necessidade de reabastecimento com esses gêneros.
Capaz de navegar a 55 quilômetros por hora, o Enterprise tem 342 metros de comprimento, 75 de boca ou largura, e calado de 11 metros, com deslocamento de 89.600 toneladas. Originalmente entre suas aeronaves, estavam os caças F-4 Phanton II, substituídos a partir de 1973 pelos F-14 Tomcat. Atualmente, estes últimos estão deixando o serviço, substituídos pelos F/A 18 Super Hornet.O Enterprise carrega 24 desses caças, mais 24 caças bombardeiros, 4 E-2C Hawkeye, além de aviões de carga e helicópteros de emprego geral e anti-submarino.
Em agosto de 1962 o Enterprise se uniu a Sexta Frota no Mediterrâneo, e em maio de 1964 formou, junto ao USS Long Beach (o cruzador que foi o primeiro navio de superfície com propulsão nuclear), e o USS Bainbridge, a primeira força-tarefa inteiramente nuclear da História. Em 31 de julho daquele ano, os três vasos de guerra foram designados Força Tarefa Um, e iniciaram a Operation Sea Orbit, uma volta ao mundo totalizando 30.565 milhas sem reabastecimento de qualquer espécie.
O Enterprise foi o primeiro navio nuclear a entrar em batalha, quando suas aeronaves atacaram alvos durante a Guerra do Vietnã, e ele também forneceu assistência durante a retirada de Saigon.
Reabastecido e reformado nos anos de 1964, 1973, de 1979 a 1982, de 1990 a 1994, quando recebeu a reforma mais extensa jamais realizada na Marinha americana, em 1997 e 1999, o Enterprise deverá permanecer em serviço ao menos até 2015.
Seu sucessor deverá ser o porta-aviões CVX 78, em 2013. Seu custo de operação é de US$ 220.000.000 por ano, e é baseado no porto de Norfolk.
Fonte: Aumanack
domingo, agosto 10, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário