Vc sabia que o Concorde era uma aeronave mais rápida que a velocidade de rotação da Terra? Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2,04 (algo entre 2.346 Km/h e 2.652 Km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés).
Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à grande altitude em que ele voava. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura da Terra, e isso se fazia notar quando a aeronave decolava após o pôr do sol de Londres e chegava a Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição e assim por muito tempo ele não pôde pousar nos EUA por causa de leis ambientais.
No final da década de 50 era de interesse das agências americana, francesa, inglesa e soviética a criação de uma aeronave supersônica de transporte de passageiros. Sendo que cada um dos países possuía seu próprio projeto. Porém, no começo da década de 60, devido aos enormes custos deste tipo de projeto os governos de Inglaterra e França decidiram juntar forças. E em 28 de Novembro de 1962 foi assinado um tratado entre a companhia britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a companhia francesa Aérospatiale, que juntas tornariam realidade o projeto da aeronave supersônica para passageiros.
Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde começou seus vôos comerciais, com um voo ligando Paris ao Rio de Janeiro (fazendo uma escala em Dakar). No dia 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France acidentou-se por causa de uma peça de um DC-10 da Continental Airlines que estava no meio da pista e havia decolado 5 minutos antes do Concorde, causando a paralisação de toda a frota francesa e britânica. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde.
Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros.
Porém, em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram juntas encerrar os vôos comerciais do Concorde. A Air France encerrou os vôos do Concorde em 31 de maio de 2003 enquanto que a British Airways encerrou os vôos em 24 de outubro do mesmo ano.Fonte: Wikipédia















Nenhum comentário:
Postar um comentário