Você sabia que o bico do tucano não é pesado?
O tucano é famoso por ter o bico enorme que serve para intimidar outros animais e atrair o seu parceiro sexual. Ele é oco e formado de tecido ósseo esponjoso tornando o bico leve e não criando problemas para o seu equilíbrio.
A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade.
A posição em que dormem é muito curiosa: os tucanos elevam a cauda até que cubra a sua cabeça, a qual é mantida virada para as costas. Assim, ele pode descansar o seu bico.Outra curiosidade interessante, é que os tucanos têm dois dedos para frente e dois para trás (pés zigodáctilos), facilitando assim a aderência nos galhos.
Para a reprodução usam o oco das árvores e até ninhos abandonados de pica-pau.
Alguns dizem que é através do bico que se diferencia o macho da fêmea: o do macho é menos curvo com a parte superior terminando de modo menos brusco. É também mais estreito e mais comprido. Os especialistas afirmam que os tucanos não possuem dimorfismo sexual e que a sexagem é feita através de DNA.A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho a alimenta. Fazem postura de 3 a 4 ovos, cujo período de incubação é de 18 dias. São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado).
Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como largarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves.O tucano ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como conseqüência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.
Não são aves migratórias.
Fontes: Wikipédia / Pet Friends
quinta-feira, agosto 28, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário