O grupo CHICAGO é uma das bandas norte-americanas mais populares da história do rock n' roll, só perdendo quando comparados aos Beach Boys.
O grupo é formado em 1967 na cidade da qual acaba por retirar o seu nome. A formação inicial do grupo, inicialmente chamado de The Big Thing, incluía Walter Paraider no saxofone, Lee Loughnane no trompete, Terry Kath na guitarra e voz, Danny Seraphine na bateria, James Pankow no trombone e Robert Lamm no orgão e voz. No começo, a banda não tinha baixista, mas em Dezembro de 1967 o baixista e vocalista Peter Cetera junta-se a eles vindo da banda rival The Exceptions.
Em 1969, é editado o seu álbum de estréia, "Chicago Transit Authority", que vende mais de dois milhões de cópias e coloca quatro singles nas paradas musicais, fato que se repetiria ao longo da sua carreira e dos álbuns seguintes, cada um deles com uma ligeira variação na capa, na qual, ao lado do logotipo da banda, era acrescentada a numeração do respectivo disco.
A música do Chicago era uma mistura de estilos, desde o rock, até à pop ligeira, incorporando elementos do jazz e música clássica. Mas depois do tema de Cetera "If You Leave Me Now" se tornar disco de ouro e chegar ao primeiro lugar das paradas em 1976, o grupo começa a compor mais baladas românticas.
Peter se desligou da banda em 1985, após um ultimato dado pelos colegas. O vocalista não queria sair mais em turnê pois, além de estar exausto de passar meses na estrada fazendo shows, estava com uma filha pequena e queria acompanhar seu crescimento. Peter, então, decidiu realizar o sonho que vinha acalentando há muitos anos: seguir carreira solo.
Jason Scheff, filho do baixista da banda de Elvis Presley, Jerry Scheff, foi o substituto de Peter Cetera.
Recentemente, após várias mudanças de integrantes, o Chicago lançou um DVD ao vivo juntamente com o grupo Earth, Wind & Fire, para promover a turnê do álbum Chicago XXX.
"If You Leave Me Now" - Chicago
domingo, agosto 24, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário