quarta-feira, agosto 13, 2008

Curiosidades incríveis sobre a China

Curiosidades incríveis sobre a China

Nesta época do ano, todos os holofotes do mundo estão voltados para a China evidentemente devido aos Jogos Olímpicos de Pequim. Mas o que não podemos imaginar, são as curiosidades a respeito do país mais populoso do mundo.
Confira abaixo algumas delas:

- A população da China é a maior do mundo com mais de 1,3 bilhão de habitantes.

- A cada feriado de ano novo chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pela China, para visitar parente, sendo o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.

- A polícia não tem armas. Aliás, ninguém carrega armas, e o crime praticamente não existe entre os civis. A China é o país que mais executa prisioneiros no mundo.

- O que nós chamamos de boa educação e higiene não se aplica na China. Os banheiros são apertados, fedidos e com apenas um buraco no chão. As pessoas urinam nas ruas.

- O que chama mais atenção é o hábito de cuspir. Os chineses cospem em qualquer lugar, pois a medicina tradicional chinesa acredita que seja danoso engolir a saliva. E fuma-se até em aviões na China.

- Os chineses recusam gorjetas. Quando você deixa a gorjeta na mesa de um restaurante, o funcionário corre atrás de você para devolver o dinheiro.

- Os bebês chineses andam com as nádegas de fora. As roupas têm buracos para casos de "emergência".

- Das 20 cidades mais poluídas do mundo, 16 são chinesas.

- O território chinês abrange 4 fusos horários, mas o governo adota para todo o país a hora de Pequim. Com isso o sol nasce às 4 da manhã no leste do país, e no oeste, às 9 da manhã.

- Os chineses são muito supersticiosos. Os andares 4, 14 e 24 de muitos prédios não existem, porque o ideograma do 4 é parecido com o da morte. Celulares terminados em 4 ou com muitos 4 são bem mais baratos, e muito utilizados por estrangeiros. Já o número 8 tem o ideograma que lembra o da prosperidade. Isso explica o fato de os jogos Olímpicos terem começado no dia 8 de agosto de 2008, às 8:08 da noite.

- Segundo tradição do interior do país, homens que morrem solteiros têm a linhagem comprometida na próxima vida. Para evitar isto, os familiares tentam arrumar o chamado minghun, ou casamento após a morte, enterrando uma noiva-fantasma ao lado do defunto solteiro. Quanto mais nova a moça, melhor, e o preço pode chegar a US$ 2000.

- Fruto da política do filho único e da preferência das famílias por homens, existem 18 milhões de homens a mais que mulheres na China. Saber o sexo da criança antes do nascimento é proibido, porque se for mulher, o casal pode decidir abortar. Apesar disto, o aborto é legal na China, mesmo no final da gravidez. Por conta disto, a China é o país mais avançado em pesquisas com células-tronco, além de quase nenhuma chinesa tomar anticoncepcional.

- A inovação mais recente que o governo quer implantar na legislação trabalhista são férias anuais de 15 dias. O salário de um operário é mais ou menos R$ 80,00/mês.

- A gastronomia chinesa é bem exótica. O banquete do ano-novo chinês entre os mais ricos inclui iguarias como ovos podres cozidos e sopa de ninho de andorinha. Nas províncias do sul, come-se de tudo: gafanhotos, escorpiões, ratos selvagens, gatos, cachorros, estrelas-do-mar, cobras e até casulos de bicho-da-seda. Há um restaurante em Pequim cuja especialidade é pênis. No local é possível encontrar pratos com o membro de 9 animais: Touro, jumento, cão, cobra, cervo, carneiro, búfalo, foca e cavalo, e como o povo acredita que o prato é afrodisíaco, não faltam clientes. Quando se está numa mesa com chineses, não é recomendável deixar os palitinhos fincados no arroz, pois isso representa desejar a morte das pessoas ali presentes. É sempre bom deixar comida no prato, pois um prato vazio para os chineses não significa que você gostou da comida, mas que o anfitrião foi ineficiente ao te servir.

- As transmissões de redes internacionais de TV apresentam 9 segundos de atraso. É o tempo suficiente para que o censor tire a rede do ar caso constate que a notícia é ofensiva aos interesses chineses.

- 77% dos chineses não sabe que a Aids pode ser evitada com o uso da camisinha.

- Ver filme erótico pode dar cadeia. Gays também são perseguidos por lá. Anúncios, passeatas ou personagens gays na TV são proibidos.

- Os chineses são muito calmos. Não se ouvem buzinas nos engarrafamentos.


Fonte: Papo De Homem

Nenhum comentário: