Saiba tudo sobre os cães
O cão (Canis lupus familiaris) é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal doméstico. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático pelos povos daquele continente há cerca de 100.000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade (mais de 400 raças) canina, que actualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. O vira-lata (Brasil), ou rafeiro (Portugal) é a denominação dada aos cães sem raça definida, SRD, ou mestiços, descendentes de diferentes raças.
O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o “chefe da matilha” e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfacto e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é actualmente omnívoro, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao Homem, com boa capacidade de aprendizagem. Desse modo, o cão pode ser adestrado para executar grande número de tarefas úteis ao homem, como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia.Estes são os motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do Homem". Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do Homem-cão.
Os sentidos dos cães
Os cães são da família dos canídeos, que possui um dos animais mais temidos do mundo, o lobo.
Esta família de predadores possui sentidos apurados para a captura de presas.
- Olfato
Com 30 vezes mais tecidos sensoriais olfativos do que o ser humano, essa capacidade olfativa permite que sejam adestrados para encontrarem inúmeras coisas, como drogas, fugas de gás, minas terrestres e pessoas soterradas.
- Audição
Os cães ouvem sons quatro vezes mais distantes do que o ser humano, além de ouvirem ultra-sons de até 60 kHz, inaudíveis aos seres humanos, que só escutam até 20 kHz.
- Visão
A visão noturna dos cães é muito melhor que a dos humanos. O seu ângulo de visão também é mais amplo, devido aos olhos estarem ao lado da cabeça. Os cães, assim como todos os mamíferos não-primatas, são ditos dicromatas e não conseguem enxergar a cor verde.
Raças
De acordo com a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), órgão filiado ao FCI (Fédération Cynologique Internationale), existem onze grupos de raças no Brasil:
Grupo 1: Cães pastores e Boiadeiros (exceto Boiadeiros suíços)
Grupo 2: Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses suíços e raças semelhantes
Grupo 3: Terrier
Grupo 4: Dachshunds
Grupo 5: Spitz e cães do tipo primitivo
Grupo 6: Sabujos farejadores e raças semelhantes
Grupo 7: Cães apontadores ou Pointers
Grupo 8: Cães d'água, Levantadores e Retrievers
Grupo 9: Cão de companhia
Grupo 10: Lebréis ou Galgos
Grupo 11: Raças não reconhecidas pela FCI, como American Pit Bull Terrier, Ovelheiro Gaúcho e o Bulldog Americano, entre outros.
O cães mais eficientes
Um dos mais tradicionais trabalhos do cão junto ao homem é o de guardião. Contudo, esta não é a única função dos cães e, por isso, nem todos os cães se adequam igualmente a esta função. Disponibilizamos aqui a lista das 10 melhores raças para a função de guarda de acordo com a pesquisa de Stanley Coren, veterinário famoso por sua pesquisa relacionada a inteligência canina.
Ranking dos 10 guardas mais eficientes:
1º- Bullmastiff
2º- Dobermann
3º- Rottweiler
4º- Komondor
5º- Schnauzer Gigante
6º- Pastor Alemão
7º- Kuvasz
8º- Staffordshire Terrier
9º- Mastim Inglês
10º- Pastor Belga
As raças mais ferozes
Nada de Pitt Bull, Rottweiller ou Pastor Alemão. As raças mais agressivas do mundo são Dachshund, Chihuahua e Jack Russell Terriers, de acordo com um estudo recente da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
A pesquisa foi publicada na última edição da publicação científica Applied Animal Behavior Science e afirma que um em cada cinco Dachshunds, também conhecidos como cães salsicha, já atacou ou tentou atacar estranhos; um em 12 dos salsichas já atacou os próprios donos.
O levantamento foi realizado com 6.000 donos de cães de 30 raças diferentes.
Aí estão os 10 mais ferozes do mundo:
1º- Dachshund
2º- Chihuahua
3º- Jack Russel Terrier
4º- Akita
5º- Pastor Australiano
6º- Pit Bull
7º- Beagle
8º- Springer Spaniel Inglês
9º- Border Collie
10º- Pastor Alemão
Os mais inteligentes
As primeiras inteligências são individuais e específicas de cão para cão, mas em compensação a inteligência de trabalho ou inteligência de obedecer pode ser aplicada a todos os cães como um método comparativo simples deste tipo de inteligência.
De acordo com S. Soren, autor do livro "A inteligência dos cachorros", existem três tipos de inteligências caninas:
- Inteligência Adaptativa (capacidade de resolver problemas e aprender)
- Inteligência instintiva
- Trabalho - inteligência de obediência
As raças nesta média necessitam de apenas cinco repetições dos comandos ou menos para entender um novo comando. Eles obedecem ao primeiro comando 95% das vezes ou até mais.
Segue a categoria dos mais inteligentes:
1º- Border Collie
2º- Poodle
3º- Pastor Alemão
4º- Golden Retriever
5º- Dobermann
6º- Shetland Sheepdog
7º- Labrador Retriever
8º- Papillon
9º- Rottweiler
10º- Australian Cattle Dog
Curiosidades
- A raça de cão mais alta é o Dogue Alemão, cuja estatura varia entre os 90 cm e um metro.
- A raça de cão mais pesada é o Mastiff Inglês, que ultrapassa facilmente os 110 kg.
- A menor raça de cão-de-guarda é o Pinscher Miniatura.
- A menor raça de cães do mundo é o Chihuahua.
- "De todos os animais que conhecemos é o cachorro o que mais se uniu a nós. Sejam príncipes que lhe dão farta comida e leito de plumas, ou mendigos que dormem ao relento e só podem oferecer-lhe uma pequena parte das suas próprias migalhas, idêntica é a sua afeição e dedicação, e com igual amor lambe a mão ornada de jóias e os dedos trêmulos, consumidos de doenças e fome." (Théo Gygas, em "O cão em Nossa Casa")
- O DNA do lobo e do cão diferem em apenas 0,2%. Apesar desta diferença mínima, o relacionamento do ser humano com estes dois seres vivos é muito distinto. Enquanto a população de cães acompanha de certo modo o aumento da população humana, os lobos estão ameaçados de extinção pelo abate ilegal e diminuição do habitat.
Fontes: UOL / Wikipédia / Seu Cachorro / Mundo Gump
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário