segunda-feira, agosto 18, 2008

Lidando com as verrugas

Lidando com as verrugas

As verrugas são causadas pelo vírus papiloma humano (HPV) e são contagiosas. É por isso que uma verruga inicial pode criar um hospedeiro para outras.
Verrugas são lesões rugosas encontradas com mais freqüência nas mãos ou nos dedos. Podem aparecer também no rosto ou em outras partes do corpo.
Ninguém sabe por que as verrugas aparecem, desaparecem e voltam a aparecer de uma maneira espontânea.
O fato das pesquisas não terem encontrado um tratamento efetivo para as verrugas ainda é um mistério da medicina. A solução parece ser o tratamento imunológico, mas uma vacina segura e aprovada ainda tem de ser desenvolvida. Isso da, a quem desenvolve verrugas, duas opções: procurar um dermatologista ou tentar alguns métodos por conta própria. Quando se fala em remédios caseiros, algumas pessoas dizem ter obtido êxito com certas táticas, enquanto outras não conseguiram nenhum resultado. Parece que, em alguns casos, a prevenção é o melhor remédio.
Enquanto parece não existir uma cura definitiva para as verrugas, existem alguns procedimentos que você pode tentar para livrar-se delas.
Segue abaixo um lista de procedimentos:

- Antes de tentar qualquer tratamento, saiba se a sua erupção de pele é uma verruga ou outra ocorrência. Verrugas comumente têm uma superfície aberta e cheia de pontos vermelhos.

- Não toque. O vírus da verruga pode ser transmitido para outras pessoas e também reinfectar você mesmo.

- Faça um curativo sobre ela. Cubra a verruga completamente com quatro camadas de fita adesiva. Tenha certeza que o "curativo" está firme mas não muito apertado. Deixe a fita por seis dias e meio. Então, remova a fita por meio dia. Esse procedimento deve ser repetido por mais ou menos três ou quatro semanas antes de verruga desaparecer.

- Tente óleo de rícino. O ácido no óleo de rícino provavelmente resolverá ao irritar a verruga. O tratamento com o óleo funciona melhor nas verrugas pequenas, naquelas lisas na face e no dorso das mãos. Aplique o óleo na verruga com um cotonete umedecido duas vezes ao dia.

- Aplique vitamina C que é moderadamente ácida, podendo irritar a verruga e fazê-la desaparecer.

- Aqueça a verruga colocando-as de molho na água quente, isso modifica a verruga e pode matar o vírus.

- Tome cuidado com os tratamentos sem prescrição médica. Fórmulas mais fortes devem funcionar bem para adultos, mas não são recomendadas para crianças.

- Não fique descalço. As verrugas espalham partículas do vírus por todos os lugares, ao ficar descalço, você corre o risco de pegar uma verruga na sola dos pés.

- Mantenha-as secas. As verrugas tendem a crescer mais rapidamente em ambientes úmidos, especialmente no caso das verrugas nas sola dos pés.

- Cubra seus cortes e lesões. O vírus da verruga adora encontrar uma boa brecha para que possa penetrar em sua pele.


Fonte: UOL

Nenhum comentário: