Texugo
Texugo é um nome comum para cada animal das três subfamílias, nas quais pertencem à família Mustelidae: a mesma família mamífera como a dos furões, doninhas, lontras, e muitos outros tipos de carnívoros.
Há oito espécies de texugo, em três subfamílias: Melinae (texugos da Europa e Ásia – ver ligações nas lista de espécies abaixo), Mellivorinae (o Ratel ou texugo do mel), e Taxideinae (o texugo americano).Os texugos típicos (Meles, Arctonyx, Taxidea e espécie Mellivora) são de pernas curtas e corpulentos. A maxilar inferior é articulada à superior por meio de um côndilo transversal firmemente trancado em uma cavidade longa do crânio, para que a deslocação do maxilar seja quase impossível. Isto permite ao texugo manter a sua presa com uma tenacidade máxima, mas limita o movimento da maxilar a engonçar aberto e fechado ou deslize de um lado ao outro. O comportamento dos texugos diferencia-se pela família, mas todos se abrigam no subterrâneo, vivendo em túneis chamados tocas. Alguns são solitários, mudando-se de casa em casa, enquanto outros são conhecidos por formarem clãs. O tamanho do clã é variável de 2 para 15. Os texugos são animais ferozes e se protegerão e seus jovens a qualquer preço. Os texugos são capazes de repelir animais muito maiores como lobos, coiotes e ursos. Os texugos podem correr ou galopar em até 25-30 km por hora de curto períodos de tempo.Texugos americanos (Taxidea taxus) são onívoros e predam predominantemente os esquilos da terra, toupeiras, marmotas, cães da pradaria, ratos da madeira, ratos-canguru e ratos-veado. Eles também se alimentam de pássaros que aninham em terra, lagartos, anfíbios, carniça, peixe, jaritatacas, insetos, inclusive abelhas e favo de mel, e algumas comidas de plantas, como milho, ervilhas, feijões verdes, cogumelos e outros fungos, e sementes de girassol. Diferentemente de muitos carnívoros que atacam à espreita a sua rapina em campo raso, os texugos pegam a maior parte da sua comida cavando. Eles podem cavar túneis depois da terra que os roedores vivem com velocidade assombrosa. Conhecia-se que eles escondem a comida.O texugo do mel consome mel, porcos-espinhos e até cobras venenosas. Eles subirão árvores para ganhar o acesso ao mel do ninhos de abelhas.
A dieta do texugo-euroasiático consiste de minhocas, insetos, e larvas. Eles também comem pequenos mamíferos, anfíbios, répteis e pássaros assim como cereais, raízes e frutas.
Muitos texugo na Europa foram mortos por gás durantes os anos 60 e 70, para controlar a raiva. Até os anos 80, matar com gás também foi praticado no Reino Unido para controlar a extensão da tuberculose bovina.A caça de texugos é comum em muitos países, como uma peste percebida, ou para o esporte. No Reino Unido, os texugos são protegidos por uma lei de proteção criada em 1992. A perambulação de texugos não pode ser morta, nem os seus ninhos impedidos, exceto por licença do governo.
Fonte: Wikipédia
terça-feira, agosto 26, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário