quinta-feira, setembro 04, 2008

Os benefícios e malefícios do café

Os benefícios e malefícios do café

A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que o café contém apenas ou principalmente cafeína.
Grande engano.
O café possui apenas 1 a 2,5 % de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade. E estas outras substâncias podem até ser mais importantes do que a cafeína para o organismo humano.
O grão de café (café verde) possui além de uma grande variedade de minerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd); aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina,metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres , açúcares como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos. Adicionalmente o café também possui uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3 , PP ou "Pelagra Preventing" do inglês) e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, na proporção de 7 a 10%, isto é, 3 a 5 vezes mais que a cafeína.
O café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico).
Café e cafeína não possuem riscos em doses moderadas desde a gestação até o final da vida. As críticas ao consumo de cafeína em quantidades moderadas são total e completamente infundadas, mas ainda arraigadas ao limitado conhecimento de pessoas desinformadas. Porém, tudo em excesso pode fazer mal.
A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia. Os portadores de arritmia cardíaca devem evitar até mesmo dosagens moderadas, ainda que eventuais, da substância. Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é, em média, de 10 gramas.


Benefícios

A cafeína é estimulante do sistema nervoso central e da circulação cerebral, transmitindo uma sensação de energia ao indivíduo. Esta substância aumenta o estado de alerta mental e a capacidade de concentração. É, contudo, falsa a idéia que o café combata os excessos do álcool.A cafeína é utilizada com alguma freqüência em produtos farmacêuticos, nomeadamente em composições para inibir cefaléia e constipações.
Outra pesquisa mostrou que a cafeína aumenta a secreção gástrica ácida.
Estudos demonstram que a redução da cafeína no período que precede a menstruação diminui os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).
A maioria das pessoas que consomem café diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos:

- O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas como o álcool. Além disso melhora a atenção e, conseqüentemente, o desempenho escolar.
- O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
- O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
- Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína.
- Melhora a taxa de oxigenação do sangue.
- O consumo moderado de café não interfere na absorção do cálcio e não causa osteoporose.
- Ao contrário do que se pensava, o consumo moderado de café pode fazer bem ao coração.


Malefícios

O excesso de café pode, em alguns indivíduos, provocar palpitações, mãos trêmulas, ansiedade e incapacidade para dormir. As opiniões médicas dividem-se em relação às conseqüências no consumo excessivo do café, variando muito de individuo, para individuo, o limite onde o café deixa de ser um prazer para passar a causar alguns transtornos. A acidez da bebida pode, eventualmente, em indivíduos com problemas gástricos provocar alguns problemas. O café descafeinado não retira a acidez à bebida.
A cafeína pode interferir no sono profundo. A tendência é, no dia seguinte, acordar cansado, tomar mais café para se manter alerta e, à noite, dormir mal novamente, criando-se um círculo vicioso
Tome o seu cafezinho, mas sem exageros. O exagero faz com que se perca a percepção do prazer que essa bebida dá. Tente limitar o consumo diário a quatro xícaras pequenas e faça do momento de tomar café um ritual para um momento de descanso, leitura do jornal, com os amigos. Desfrute verdadeiramente desse prazer que já faz parte da cultura do brasileiro!
A cafeína é um estimulante e, como tal, funciona como vasoconstritor. Consumida em excesso, causa a contração das veias e artérias, dificultando a circulação sanguínea. Além disso, acelera os batimentos cardíacos. Em pessoas não habituadas ao uso de cafeína que ingeriram 750 mg de cafeína por dia (mais de dez xícaras), constatou-se uma elevação da pressão.
Os grãos de café contêm substâncias chamadas cafestol e kahweol, que aumentam o colesterol sanguíneo.
Uma pesquisa correlacionou a dor de cabeça nos fins de semana com o hábito do brasileiro de tomar grandes quantidades de café durante o expediente. Os pacientes reduziam drasticamente o consumo nos fins de semana e um dos sintomas de abstinência era a dor de cabeça.
Nas mulheres, a cafeína em excesso é capaz de atravessar a placenta e entrar na circulação fetal. Há riscos de aborto, nascimento de bebês pequenos e de parto prematuro, mesmo se ingeridas pequenas doses.
Entre os malefícios causados pelo consumo excessivo de café podemos listar:

- Ação diurética compulsivo causadora de perda de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais.
- Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B.
- Possui relação direta com a doença fibroquística (eventualmente percursora do “cancer da mama”).
- Pode causar o aparecimento de polipos (primeiro estágio do cancer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas.
- Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
- Provoca uma maior secreção de ácido clorídico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.
- Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos.


Fontes: Wikipédia / Abic

45 comentários:

Anônimo disse...

Como pode, um texto no qual o beneficio da cafeina contradiz e o maleficio e vice e versa?

Não compreendi nem um nem outro, está bastante contraditório.
Boa noite.

Criar Site disse...

A quantidade ingerida, é inversamente proporcional ao benefício / malefício.

Anônimo disse...

Ahahahahah!!!! O que eu me fartei de rir. O café tem chumbo?? O senhor imagina por acaso quais são os efeitos do chumbo no organismo (e atenção que eu duvido que o café tenha chumbo... ok, pode ter 1 ou 2 átomos, mas isso é indetectável experimentalmente).

MAs comentando o seu artigo em dois pontos:

1. Tudo o que escreveu sobre o facto da cafeína despertar o sistema nervoso central, aumentar a concentração, etc, etc: tudo isso, se fosse escrito em relação ao tabaco (sim, há evidências científicas que a nicotina previne PArkinson - eu até imagino porquê, os fumadores tÊm menos chances de chegar À idade de ter arkinson ;) ), à cocaína ou a outra droga qualquer.

2. Quanto a esses aminoácidos todos... coloco as minhas mãos no fogo em como isso é tudo falso.

Anônimo disse...

Se cada pessoa é única entao logo, cada organismo é único. Como podemos saber qual a medida certa para se tomar café sem prejuizos a saude? Complicado também estabelecer uma relação inversamente proporcional quanto aos maleficios e beneficios do café.

Anônimo disse...

Alziro Zarur é que tinha razão ao dizer que "o equilíbrio é a meta suprema".

Anônimo disse...

Como pode o amigo "anônimo" acima ter tantos questionamentos, e implicar com as informações da matéria. As pesquisas científicas confirmam tudo que foi dito, e como o vinho, por exemplo, benefícios e malefícios estão inversamente relacionados com a quantidade do seu consumo. Uma pessoa, no mínimo bem informada, leria, e estudaria um pouco mais antes de comentar.
Acrescento, no que diz respeito ao estímulo do SNC(Sistema Nervoso Central), pois a cafeína (em suas diversas formas de apresentação: medicamentos, chás ou café) tem seu efeito de DOPING comprovado; tamanha a magnitude do seu efeito no organismo humano, levando atletas a superar recordes sobre efeito da mesma, coisa que não o fariam sem ela!
Esta é a minha opinião. Gostei muito da matéria e recomendo.

Anônimo disse...

NOSSA NÃO ENTENDE NADA SOBRE O SEU COMENTÁRIO AFINAL FAZ MAL OU BEM?

Anônimo disse...

Gente, leiam com atenção que irão compeeder, pois o que faz o café ou "qualquer outro produto" fazer bem o mal é a quantidade ingerida, como foi bem colocado o exemplo do vinho, os médicos mandam tomar uma taça por dia, agora vai tomar um litro por dia para ver o que acontece com sua saúde... basta saber usa cada coisa que sua saúde terá tudo o que necessita na dosagem certa. OKKKKK

Anônimo disse...

Gostei muito da matéria e certa de tudo estou,pois sou assídua do cafezinho e observo todo o benefício do mesmo em mim.O café é uma bebida antiga assim como muitas ervas, plantas que hoje fazemos chás para ajudar em alguns males e las dão certo, desde que ingeridas com moderação. Precisamos observar mais o nosso corpo para ver o que ele conversa conosco através de alguns sintomas, alertas que ele mesmo nos dá.Quem observa sabe bem do que ele precisa.Devemos fazer tudo para prevenir doenças e tudo na dose certa com chás e até café é bem vindo.

Anônimo disse...

ola gostei,..vejo alguma ignurancia em comentarios aqui espostos. e penso realmente cada ser é unico devemos temtar seguir nossa intuicao para a media certa ,..e temtar nao esceder doses.mas o café tal como outra substancia pode causar dependencia, um indevidu que estejas acostumado a tomar exemplo 6 cafés por dia dé uma semana a seu corpo ir reduzindo até chegar nos 3 por dia ao certo vai se semtir melhor,..porque realmente o equilibrio é a chave para muitas coisas, saude lool

ROSANGELA disse...

BOM EU FALO POR MIM, BEBEIA CAFÉ IGUAL AGUA COMEÇEI A SENTIR MAL DOS INTESTINO, DAVA ACELERAÇAO NO CORAÇAO SO FOI EU PARAR ACABOU E ME SINTO MELHOR TENHO SAUDADE DO CAFÉ ATE DO CHEIRO DE MANHA MAS REALMENTE CASOU EM MIM MALEFICIOS

Anônimo disse...

gostei do texto e das informações que ele transmitiu...
ao contrario de outras pessoas, pra mim ficou bem claro que o consumo moderado (até 4 xicaras) de café por dia traz benefícios a nosso corpo e a nossa saúde.

Anônimo disse...

1a 3 xicaras ajuda no desempenho mais do q isso dexa o carra meio burro....

Anônimo disse...

Achei interessante a materia e acredito, que o cafe, alem de ser saboroso com certeza em proporcoes equilibradas , certamente nao acarretara danos algun ao ser humano.

Anônimo disse...

Esclarecedor.
Realmente tudo em excesso faz mal.
"Sô ligado" num cafezinho, e ainda não consegui arranjar um substituto à altura.
Conhecimento nunca é demais, e com essa fórmula da proporcionalidade, tá tudo certo!
Abraço!

Anônimo disse...

Gostei demais da matéria.
Quero acrescentar que faltou comentar da torrefação, moeção, embalagem, etc. Já imaginaram o que é acrescentado na matéria prima(café natural) até que chegue à sua chícara. Portanto eu sugiro a moderação no consumo. Sempre que possível tome-o com leite.

rodrigo disse...

NOSSA ESSE POVO QUE NÃO ENTENDEU NADA É TUDO BURRO.
EU ENTENDI SUA MENSAGEM E ADOREI POIS TUDO USADO EM EXCESSO É EXTREMAMENTE PREJUDICIAL A SAUDE EU SOU UM EXEMPLO DISTO EU QUASE MORRI DEVIDO AS SUBSTANCIAS ENCONTRADAS NO CAFÉ. HOJE LEVO UMA VIDA NORMAL. O CAFÉ EM EXCESSO FAZ TAO MAL QUANTO O CIGARRO. PARA QUEM NÃO ACREDITA NO QUE ESTÁ ESCRITO AQUI PROCURE UM MÉDICO OU UM NUTRICIONISTA PARA ACREDITAR E VERÁS.

Anônimo disse...

Já encontrei um substitudo para o café: chá de maconha!
E não tem a mínima chance de dar cancer de mama nem intestino kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O nosso corpo não precisa de estímulos deste tipo. Alimente-se bem e pronto! Café é uma droga como outra qualquer... A questão é que sempre deu grandes lucros e seus "viciados" são fiéis...

Anônimo disse...

Realmente adorei seu texto,foi esclarecedor para as duvidas que andava tento,faz mais ou menos uns 16 anos que tomo café,chega a ser mais ou menos dois copos americanos por dia dividido em pequenas porções,já que gosto apenas do café feito na hora com no maximo 15 minutos de preparado,então temos café fresco de manhã,na hora do almoço,todos santos dias,comecei a perceber que de uns meses para cá ando tendo,fraqueza,cansaço,falta de memória,desconcentração,pele sem brilho,sem colagéno,tremores,pressão baixa,desanimo,e nem ando tendo força para ficar muito tempo com a nenem no colo.Já fiz exames e consta tudo bem,então passei a desconfiar do café e bingo ,já que não sabia exatamente o que tanto ando tomando,vou fazer um teste,vou tentar para de beber café o duro é que amo café.Mais preciso ter a saúde restabelecida para continuar cuidando da nenem.Obrigada

Wanderson Santos de Almeida disse...

Pequisas científicas são feitas todos os dias e sempre se chegam a novas conclusões, muitas vezes diametralmente opostas àquelas consideradas verdades.

O que faz uma pesquisa ser científica ou não é o método aplicado, ou seja, posso fazer uma pesquisa científica e chegar a uma conclusão que não seja verdade. Tudo depende das perguntas e dos testes que faço.

Enfim, beba café com moderação!

Anônimo disse...

Gente, se voces acham café um mal assim tao grande, parem de tomar entao, cada um reaje de uma maneira nao so para café, mas pra outras milhoes de coisas, café pra mim é otimo, como ando em uma fase que estudo muito, sei que os efeitos dele para mim sao positivos, assim comos as pilulas de guarana foram negativas.. o que eu quero dizer é que so porque anda se sentindo "cansada" nao quer dizer que a culpa é do café, existem outras coisas que podem ser responsaveis por isso.. vai ficar comendo mec todos os dias e veja o que vai acontecer.. esportes tambem ajudam!!

EduMaX disse...

Bom, pelo que andei pesquisando sobre o assuntos, as informações vitais desse texto realmente procedem. Infelizmente existem pessoas que não tem o mínimo de senso crítico e saem por aí fazendo maus comentários sobre um assunto que se quer elas tem algum prévio conhecimento ou opinião formada, lamento por isso.

Anônimo disse...

Infelismente é verdade que o café pra quem gosta é muito bom, mas pra mim estava fazendo mal(arritmia cardíaca), então.....parei!!!

Anônimo disse...

pois e´tudo que se toma em exesso faz mal me lembro um dia que estava no serviço e resolvi fazer um cha mate e ai meti cara neste cha, sei la acho que tomei umas 6 chicaras, cara cheguei em casa o coração 132 b/p persebi que foi o exesso do cha

mano mia disse...

sendo a vida uma escola, portanto dela aprendermos todo o instante, acerca de tudo quanto consuimimos ela (a vida) nos ensina que devemos consumir, seja cafe, carnes, peixe, vinho, etc, etc, excepto agua, com moderacao. e mais, ainda que sejamos glutoes por natureza, MODERACAO acima de tudo. Bye Bye

Mirio Roos disse...

E daí?
Jesus aconselhava: "O MAL não é o que entra na boca do Homem, e, sim, o que sai da boca do Homem, já que da boca do homem sai aquilo de que vossos corações está cheio:Maldade! Porque o que entra na boca do Homem é eliminado pelas fezes, pela urina, ...etc." E daí, e agora?

Anônimo disse...

oi eu sou a bel, entao eu tomava ate 2 garrafas de cafe por dia agora tomo 1,mas sei que ainda e mto, p mim ele funciona como a bebida da alegria, concentração, me dxa alerta pois uso medicamentos que induz o sono, por isso me tornei dependente do cafe.
so que ultimamente eu tenho tido mta acnes enormes no meu rosto, costas, pescoço e ate nos braços, so que esta ultima e bem menos, mas e algo que acaba com a alto estima da gente...
tento nao usar tanto cafe mas sem ele com os medicamentos que uso da tanto sono...

isabella mello disse...

participe do meu blog

Danielle disse...

vocês esqueceram de falar em malefícios, sobre a tão temida celulite, que o café é até pior do que o refrigerante, da é muita celulite...

léu disse...

Melhor não tomar.

léu disse...

Melhor não tomar.

Anônimo disse...

eu tomo e acho tri bom

Raquel disse...

Tive que fazer um trabalho de ciências imprensso de ultima hora no qual eu teria que dizer o beneficios e os maleficios do café , gostei muito do texto pois está bem resumido e dar pra qualquer um entender ,Está justamente como eu queria , Obrigada!

Anônimo disse...

andre

Andre Adao Foggiato disse...

Andre Adao Foggiato disse.
E isso ai cafe e bom demais,des de que seja concumido de moderadamente,nao muinto forte enao muinto doce.

Alda S disse...

Meu nome é Alda.

Adoro o café, tomava acho que um
poquinho mais de quatro xícaras por
dia, e qdo ñ o fazia sentia uma enorme dor de cabeça. Resolvemos consumir o café descafeinado, recomendado ser melhor pr labirintiti, e nos primeiros dis eu
tive dores horriveis de cabeça mas, ao final de uns dois meses sem
cafeina nunca mais tive ésta dor.

Anônimo disse...

Nossa me assutei quando li, a maioria do que esta escrito eu sofro! Amo cafe!

Dyna Oliveira disse...

Oi.... quando tomo café a noite não consigo dormir,fico acordada até no dia seguinte.
Eu amo café,mas,por este motivo parei de tomá-lo,principalmente a noite...

Anônimo disse...

O café gerou grande riqueza para o Estado de São Paulo,isto é notório com a oligaquia cafeeira. Mas gostaria de parar de tomar, já que é polêmico . É dificil.

Anônimo disse...

Você até tá certo tem é de voltar á escolinha primária e aprender a escrever, agora com o acordo ortográfico não tem desculpa para dar tanto erro, as pessoas por vezes com pressa ne. Se ralam de escrever com erro e vão-se acostumando a isso a pontos que quando precisam já não sabem escrever direito, um pouco de orgulho pessoal fica muito bem a qualquer um.
Bem hajam e Feliz Natal

Anônimo disse...

http://acheterviagragnerique1.net/ viagra generique
http://comprarviagragenerico1.net/ viagra
http://acquistareviagragenerico1.net/ acquisto viagra
http://kaufenvaigragenerika1.net/ preise viagra

Anônimo disse...

r5o6vew1

n78uaa34

f54yewr4t536

jv6t5u5j

opnn2nuo

Anônimo disse...

bkjg6ds1

e49k1k64

f54yewr4t536

jmt3j8xo

b1v60zz8

Anônimo disse...

http://prixviagragenerique50mg.net/ achat viagra
http://prezzoviagraitalia.net/ viagra generico
http://precioviagraespana.net/ viagra generico

Anônimo disse...

Gostei do texto porque disse a verdade agora só depende de cada um tomar sua decisão.