quinta-feira, agosto 28, 2008

CLIP DO DIA

O Grupo vocal The Platters, foi organizado no limiar dos anos 50 e o primeiro no gênero, a atingir lugar de destaque nas "Paradas de Sucesso" no rádio e na venda de discos.
Com estilo e tradição semelhantes aos conjuntos vocais negros de importante presença nos anos 30 e 40, o grupo tornou-se fenômeno de sucesso nos primeiros cinco anos de atividade.
Sob orientação do produtor de discos e compositor Buck Ram, em 1953, os jovens Tony Williams (líder tenor), David Linch (tenor), Alex Hodge (barítono) e Herb Redd baixo), fazem as primeiras gravações para o selo Federal, incluindo em três faixas, a irmã de Williams, Linda Hayes.
Buck Ram reformulou o grupo, substituindo Alex Hodge por Paul Robi e colocando a jovem Zola Taylor (contralto), então com quinze anos de idade, como membro permanente. Ao assinar contrato com a gravadora Mercury Records, o então quinteto vocal começou a escalada para a fama, com uma série de registros de alto nível artístico.
Em 1961, o lider Tony Williams deixa o grupo para seguir carreira como cantor solista. Seu lugar foi preenchido por Sony Turner. Em seguida, Zola Taylor e Paul Robi deixam seus lugares, para Sandra Dawn e Nate Nelson respectivamente. O lamentável é que, no final dos anos 60, trocas constantes de seus membros criaram enorme confusão, tornando-se difícil identificar o legítimo The Platters, com Sony Turner e Herb Reed formando uma versão, enquanto Tony Williams, ao desistir da carreira solo, forma a sua.
Até nossos dias, várias formações reivindicam o legado do lendário quinteto vocal The Platters de retumbante sucesso a partir da metade do século XX.
O quinteto vocal negro The Platters, marcou presença na música popular norte-americana, vendendo até hoje milhões de discos e atualmente convertidos para CDs.

"Smoke Gets In Your Eyes" - The Platters

2 comentários:

Médico Luciano Pinheiro disse...

É muito triste o que a ganância do Buck Ram acabou desfazendo tudo que havia produzido com o insubstituível grupo vocal The Platters. Ficou comprovado que a saída do Tony Williams e mais tarde a própria Zora Taylor reduziu o mais famoso grupo vocal do mundo a um grupo vocal de menos qualidade. Não obstante isso, ainda atingindo elevado nível diante dos congêneres.
No início do ano adquiri um DVD gravado por ocasião de um festival de rock do grupo com a presença de Herb, o famoso baixista dos Platters, mas sem a participação do Tony Williams e da Zora Gaylor. Recomendo a aquisição desse DVD.

Médico Luciano Pinheiro disse...

Faço uma correção: Zora Taylor e não como escrevi.